top of page

Diretoria Assistência Social

CESB - Confederação do Elo Social Brasil

CNPJ: 08.573.345/0001-46

Embora o serviço de Assistência Social esteja previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 204, estes devem ser custeados com recursos advindos do orçamento da seguridade social. Estes recursos também estão previstos no artigo ... Continuar Lendo.

Objetivo D

As atribuições de um Assistente Social dentro do projeto Social do Cidadão.

Embora o serviço de Assistência Social esteja previsto na Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 204, estes devem ser custeados com recursos advindos do orçamento da seguridade social. Estes recursos também estão previstos no artigo 195 da Constituição da República Federativa do Brasil, e que ainda, podem nossos governantes se valerem de outras fontes de verbas para manter a Assistência Social, na pratica, isto não vem funcionando a contento no Brasil.

 

A assistência Social é um direito do cidadão, assim como a educação e a saúde, no entanto, a nosso ver seria a mais nobre das profissões com relação à política social da nação brasileira. Esta acaba sendo a mais desvalorizada dentre as outras já que tem o estado, como seu maior empregador, e sendo assim acaba por não ser reconhecida financeiramente de acordo com a importância que tem.

 

No projeto Social do Cidadão, os Assistentes Sociais tiveram seus ganhos equiparados ao ganho dos demais profissionais, e assim não temos discriminação com grau de importância, principalmente levando em conta que o projeto se chama “Social do Cidadão”, exatamente em homenagem àqueles que realmente estudaram para se transformarem em um profissional apto a cuidar das famílias. O assistente social é o profissional responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social, podendo exercer suas funções em empresas privadas, órgãos públicos e em Organizações Não Governamentais (ONGs), acompanhando as pessoas da comunidade e desenvolvendo projetos de assistência voltados para crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos que se encontram em alguma situação de risco como o abandono, por exemplo.

 

As principais áreas que o profissional formado em Serviço Social pode escolher é o da educação, empresarial, saúde e proteção à criança e ao adolescente. Em nosso projeto, o Assistente Social trabalha em uma equipe de multiprofissionais que se valem de seu olhar técnico e se aprofundam em outros contextos do conhecimento social, assim juntos reúnem condições de atingirem a toda comunidade. O Assistente Social é um profissional de extrema importância para a sociedade, principalmente em função da rapidez com que as transformações socioeconômicas ocorrem na atualidade. O desafio de vencermos a desigualdade social, cada vez mais crescente, demanda pessoas capacitadas especificamente para isso, atuando na viabilização de soluções para as situações de vulnerabilidade em que se encontra grande parte da nossa sociedade.

 

O Assistente Social tem a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida de pessoas que necessitam de amparo, como as crianças e os trabalhadores que estão sob qualquer situação de exploração, os dependentes químicos, vítimas de violência doméstica e outros segmentos populacionais marginalizados socialmente. Atuando junto ao projeto Social do Cidadão, o Assistente Social consegue ajudar na implementação da política de assistência social, auxiliando a população por meio do repasse de informações e da criação de estratégias e outras técnicas que objetivem promover o amparo, a recuperação e a melhoria das condições de vida nas comunidades. Na área do Poder Judiciário, o Assistente Social do projeto Social do Cidadão, trabalha principalmente nas Varas de Família e nas Varas da Infância e Juventude, sempre em conjunto com os demais diretores.

bottom of page