Vocações e Aptidões

Para alguns a escolha da profissão foi algo que aconteceu naturalmente e já durante os primeiros anos da infância ou da adolescência.

Mas para a grande maioria a escolha é muito difícil, muitas vezes com uma dúvida muito comum: sucesso financeiro ou realização pessoal?

Na maioria dos casos, adolescentes não estão suficientemente maduros emocionalmente e devidamente informados para escolher qual será a melhor profissão que irá satisfazer os seus interesses, pois muitas vezes é vitima de um sistema educacional, de um modo geral, precário e deficiente.

São raros os jovens e adolescentes que se preocupam em discutir e se informar com certa antecedência, qual o melhor caminho a seguir.

A maior parte prefere adiar o problema para a última hora e este é o principal motivo do número de estudantes que desistem da faculdade já nos primeiros semestres.

Primeiro passo antes de tomar esta importante decisão é conhecer bem a profissão que você pretende escolher.

Conhecer como é o dia-a-dia deste profissional, como está o mercado de trabalho, se realmente é este o tipo de vida que você quer levar.

Todos estes aspectos devem ser levados em conta, pois a vida de um profissional de sucesso nem sempre é um mar de rosas.

Muitos profissionais percorreram um longo e árduo caminho até o sucesso.

Foram muitas noites sem dormir, buscando soluções para um projeto, outros estiveram atendendo os pacientes por várias horas do dia e da noite em um ambiente clínico-hospitalar, outros ainda passaram várias horas em um laboratório ou em uma linha de produção, buscando encontrar a solução para uma falha num determinado produto, enfim, é muito importante conhecer todos os caminhos percorridos por estes profissionais para decidir de forma certa e segura.

       

A busca por um serviço de orientação profissional, através de um pedagogo, psicólogo ou psiquiatra pode ser uma boa solução para ajudar a esclarecer aos pré-vestibulandos, que estiverem com muitas dúvidas sobre as suas aptidões ou vocações.

Mas não se iluda, pois este deve ser visto como um serviço para lhe ajudar na definição das áreas de seu interesse e não para lhe apontar exatamente uma única carreira a ser seguida.

Daremos através desta matéria aos participantes um horizonte das profissões as quais tem tendências a seguir, pois é muito triste descobrir não ter vocação para algo que investiu grande parte de sua vida para conquistar.

O melhor profissional do mundo sempre é aquele que gosta do que faz, mesmo porque trabalhar também proporciona prazer e felicidade.

Não devemos, tentar tornar real, o sonho de nossos pais, mesmo porque eles já tiveram tal oportunidade e não devem tentar realizá-las ou compensar frustrações derivadas através de nós.

É comum até a data de hoje vermos adolescentes estudando ou trilhando caminhos que não gostam, só para agradar terceiros.

Para que isso não aconteça, devem-se fazer testes vocacionais ou freqüentar o nosso curso de vocações e aptidões que irá prepará-lo para tal, assim melhor orientado e preparado, poderá melhor escolher a profissão que mais se encaixe a seu perfil, tornando-se um profissional realizado que ama o que faz, faz o que ama e é feliz.

A vocação não é um dom religioso, mas um conjunto de competências que são adquiridas e aprimoradas ao longo da existência.                                  

 Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2019 - Todos os Direitos Reservados