top of page
Buscar
  • webelosocial

CURSOS VIVENCIAIS ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI PODERÃO INTEGRAR OPCIONALMENTE A GRADE CURRICULAR

Atualizado: 18 de set. de 2019


O Deputado Federal Professor Israel Batista, integrante da CLP – Comissão de Legislação Participativa – da Câmara Federal dos Deputados, dada a profissão de professor, foi o escolhido pela presidência da comissão a relatar a sugestão legislativa nº 54/19, criada pela CESB – Confederação do Elo Social Brasil – e que tem como objetivo permitir a todos, independente de idade, grau de escolaridade e origem familiar, a chance de não desperdiçar as oportunidades que a vida lhe proporciona. É muito comum, no dia a dia, vermos pessoas perderem tudo que tem ou que poderia ter tido por falta de conhecimento vivencial.


É praticamente impossível viver em uma família na qual o pai é advogado e a mãe é médica, sem absorver naturalmente conhecimentos básicos dessas duas matérias, no entanto, é humanamente impossível termos sob o mesmo teto dentre nossos familiares, 13 profissionais de áreas diferentes para nos passar experiências vivenciais.

É triste vermos jovens de boa aparência que, por virem de família humilde, desperdiçam a juventude e também todas as oportunidades que a vida lhe deu por não ter o mínimo conhecimento de etiquetas e comportamentos, fato que também os excluem do mercado de trabalho, já que procuram emprego com a roupa errada, não sabem se portar em uma entrevista e não tem também equilíbrio emocional para transmitir segurança ao contratante.


Este problema afeta ambos os sexos e todas as idades, já que nunca é tarde para se aprender, e infelizmente a vida às vezes não nos proporciona uma nova oportunidade de causar uma primeira boa impressão.

Através desses cursos daremos aos participantes conhecimentos básicos de 13 matérias, melhor preparando-os, a nosso ver, para uma vida familiar harmoniosa e um pleno sucesso e reconhecimento em suas atividades profissionais, fato que entendemos fará toda a diferença e lhe possibilitará ser muito mais feliz na vida pessoal e realizado na profissional.


A Ideia partiu do empresário e Cientista Jurídico Social, Jomateleno dos Santos Teixeira, que a colocou em prática com um grupo de profissionais no ano de 1.990, aos quais faz seus agradecimentos e presta sua homenagem:


Palavras de Jomateleno dos Santos Teixeira, Cientista Jurídico Social e Idealizador do projeto de Cursos Vivenciais:


Primeiramente, quero agradecer a Deus por ter me dado saúde, coragem e força para enfrentar tantas descrenças, perseguições e animosidades, até chegar neste momento glorioso de ver triunfar um projeto que nasceu dentro do meu coração no dia 07/07/1990.


O motivo, que na época me inspirou a criar este projeto, até mesmo perdeu sua importância, ou na verdade, nunca teve mesmo qualquer importância, pois existem pessoas que passam por nossa vida apenas para nos mostrar novos caminhos que talvez jamais iríamos encontrar sozinhos. Eu, particularmente, prefiro vê-las como anjos enviados por Deus para nos mostrar algo muito melhor e maior.


Quero agradecer também o meu primeiro grupo de estudos, composto pelas pessoas que tenho a honra de relacionar, pois, sem elas, o projeto sequer teria iniciado: Dra. Ester de Fátima Corticeiro; Pastor Wilson A. Lima; Dr. Jorge do Nascimento; Dra. Marise Moreno Romero; Benedito José Maciel dos Santos; Dra. Sandra Soares; Evandite Soares de Oliveira Domingues; João Carlos Marchini; Rita de Cássia Zocatelli; Dr. Estefan Vegel Filho; Dra. Angelina Bernardina Aguiar Nascimento.

Rendo aqui as minhas sinceras homenagens, estejam onde estiverem, e saibam que foram, são, e sempre serão integrantes desta revolução cultural e de cidadania que continua tendo os mesmos objetivos iniciais por nós criados, ou seja, “tornar o homem um bom filho, bom marido, bom pai e um bom profissional, e a mulher uma boa filha, boa esposa, boa mãe e uma boa profissional”.


Sou sabedor que cada um dos participantes deixou sua parcela de colaboração, e como já dizíamos na época, este era um projeto futurista, com previsão de ser concluído em no mínimo 100 anos.


O tempo foi generoso para com nossos anseios, e com 28 anos, graças a uma nova e fantástica equipe de profissionais de altíssimo nível que já estão referendados neste material, tornamos possível, no ano de 2019, aquilo que para nós era apenas um sonho, e agora podemos considerar uma grande realização.


Mais uma vez, obrigado Senhor por todas as minhas conquistas, pois sem as suas bênçãos eu não poderia alçá-las. Quero agradecer também por todas as pessoas que o Senhor me enviou, e que me ensinaram muito no decorrer desta grande jornada.

Agradeço por ter abençoado os meus ouvidos, para que eu pudesse ouvir tudo aquilo que foi importante na construção deste trabalho, e a minha boca, para que eu pudesse falar palavras de conforto e otimismo, para que a vida de muitas pessoas pudesse se encher de esperança e entusiasmo durante a implantação destes trabalhos sociais.


Movimento Passando o Brasil a Limpo

322 visualizações2 comentários
bottom of page